O que você não sabia sobre o fornecimento de energia auxiliar quando há falha no fornecimento convencional da rede elétrica

O que você precisa saber sobre os prejuízos financeiros que a falta de energia elétrica pode causar
27 de setembro de 2017
Tudo que você precisa saber sobre grupo motor gerador
8 de março de 2018
Exibir tudo

O que você não sabia sobre o fornecimento de energia auxiliar quando há falha no fornecimento convencional da rede elétrica

Já reparou que em determinados locais a energia elétrica parece ser ininterrupta?

Consegue lembrar se em alguma das vezes em que você foi a um shopping center, hospital ou supermercado, deparou-se com uma falta de fornecimento de energia? É bem provável que não. No máximo, pode ter acontecido um desligamento por um período curto, em torno de 15 segundos. Mas, em seguida, a luz certamente retornou.

A energia elétrica nesses locais não acaba porque neles o fornecimento de energia é uma necessidade primária. Além do conforto, existem questões como a segurança das pessoas, por exemplo. Imagine um shopping sem luz: seria impossível transitar por tantos corredores no escuro sem gerar transtornos. Em hospitais a coisa fica ainda mais séria: em uma ala como o C.T.I., que atenda a dezenas de pacientes, é vital que seus equipamentos funcionem sem interrupções.

Mas, como esses lugares nunca ficam sem luz, mesmo que aconteça um blackout de grandes proporções?

Grupo Gerador

Em locais cuja a energia elétrica precisa ser praticamente ininterrupta, é importante ter uma geração auxiliar de energia que possa acionada quando a rede convencional de fornecimento falhar.

A geração auxiliar geralmente é formada por grupos geradores: máquinas construídas a partir de um motor a combustão interna e um alternador gerador.

A pressão gerada a partir da queima de um combustível (em geral o óleo diesel) move um eixo central que gira em uma velocidade constante e, com o auxílio de um o alternador, essa energia mecânica é transformada em energia elétrica.

Essa energia então é transferida, através de cabos de cobre, para um painel de automatismo, cuja função é comutar entre o fornecimento de energia da rede de abastecimento (quando inoperante) e o fornecimento de energia do gerador. Desse modo, mesmo que falte energia, o local estará sempre com luz.

Ter um grupo gerador disponível em sua instalação garante a autonomia energética, fazendo com que seus negócios não sejam interrompidos em caso de falta de luz. Entre em contato que ajudamos você a avaliar qual a solução mais adequada às suas necessidades!