Tudo que você precisa saber sobre grupo motor gerador

O que você não sabia sobre o fornecimento de energia auxiliar quando há falha no fornecimento convencional da rede elétrica
22 de fevereiro de 2018
Os cuidados ao escolher o montador e os fabricantes de componentes para grupo motor gerador
13 de março de 2018
Exibir tudo

Tudo que você precisa saber sobre grupo motor gerador

Grupos geradores são basicamente formado por três elementos: motor a combustão interna, gerador alternador e painel de comando. Existem diversos tipos de grupo motor gerador e neste artigo vamos falar a respeito de sua composição básica.

O motor de combustão interna, também conhecido como motor a explosão, é uma máquina térmica que tem como função converter a energia proveniente da queima de combustíveis em energia mecânica. O motor a combustão interna mais utilizado em grupo geradores é o alimentados por óleo diesel, sendo que este combustível geralmente fica armazenado em um tanque metálico.

O alternador gerador, muitas vezes tratado por alternado AC ou simplesmente gerador, é uma máquina elétrica cuja função é transformar a energia mecânica, gerada pela rotação, quando acionado pelo motor a combustão (ou outra fonte com a mesma capacidade), em energia elétrica. Essa máquina funciona de acordo com o fenômeno da indução eletromagnética, ou seja, ela aproveita o mesmo princípio físico básico em que a corrente elétrica flui através do rotor, criando um campo magnético que induz a movimentação dos elétrons nas bobinas do estator, processo que resultará em corrente alternada.

O painel de comando pode ser analógico, formado por instrumentos analógicos (ponteiros) e chave de partida, ou digital (U.S.C.A.), com operação e leitura através de uma tela de LCD. Responsável por concentrar as informações de funcionamento do grupo motor gerador, as informações básicas mostradas no painel de comando são: tensão, frequência, corrente, rotação, pressão de óleo e temperatura. O painel também é responsável pela apresentação das falhas na máquina, histórico de funcionamento, e pela operação em modo manual ou automático

Montagem

Na montagem de um grupo gerador a diesel utilizamos um motor a combustão acoplado a um alternador. Ambos são calçados com amortecedores de vibração e apoiados sobre um chassi metálico, que pode ser atenuado com carenagem, ou simplesmente aberto. Este conjunto é então monitorado e controlado pelo painel de controle, cuja operação pode ser manual ou automática. Nesta última, é utilizado um painel de transferência para comutação entre a rede de fornecimento convencional e o gerador, com o objetivo de alimentar a carga da instalação.

Esse conjunto deve ser corretamente dimensionado e configurado para atender a demanda de fornecimento de energia de acordo com o a necessidade de cada cliente.

Quer saber mais a respeito dos tipos de grupo motor gerador ideal?
Entre em contato que um de nossos consultores te ajudará!