Já ouviu falar em horários de ponta? Saiba como diminuir seu consumo

Linha do tempo Lufetec: desde 1995 gerando energia com qualidade
20 de agosto de 2019
geradores
Compra ou aluguel de geradores: o que é mais vantajoso para o meu negócio?
27 de setembro de 2019
Exibir tudo

Já ouviu falar em horários de ponta? Saiba como diminuir seu consumo

horario de ponta

Observando os hábitos da população, as concessionárias empregam um sistema para tentar controlar o consumo de energia elétrica. Costuma-se dividir os horários de consumo de energia elétrica em “de ponta”, “intermediário” e “fora de ponta”. Sendo assim, apesar de a tarifa residencial costumar ser fixa, as de empresas e indústrias podem variar bastante dentro destas faixas pré-determinadas. Desta forma, é possível diferenciar valores de acordo com o gasto de energia elétrica em cada uma destas faixas de horário.

Ninguém deseja gastar muito com o consumo de energia, não é mesmo? A inflação, o aumento de impostos e os horários de ponta podem levar ao aumento da conta de luz. Mas você sabe o que é este último?

 

O que é o horário de ponta?

Este termo se refere ao período do dia durante o qual há um aumento da demanda por energia elétrica e, por isso, a energia é mais cara. Com o intuito de estimular o uso de equipamentos elétricos fora dos horários de pico de energia, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), criou a Tarifa Branca. É ela que define os horários “de ponta” e os “fora de ponta”. Durante o horário intermediário, o preço da energia é um pouco mais baixo que no horário de ponta. No fora de ponta, a energia tem o menor preço. De acordo com esta medida, o consumidor pagará mais pela energia consumida em horários de pico e intermediários.

 

Quais são os horários de ponta?

No Brasil, considera-se o período entre as 18h e 22h devido a rotinas e hábitos da população, variando de acordo com a região. O horário de ponta vai de 19h às 21h e o intermediário, entre 18h e 19h e 21h e 22h. É neste horário que brasileiros costumam voltar às suas residências após o dia de trabalho e realizam algumas atividades domésticas. Sendo assim, este é o momento de utilizar chuveiros e eletrodomésticos como micro-ondas, ferros de passar roupa e máquinas de lavar roupa. Fins de semana e feriados nacionais são considerados fora de ponta durante todo o dia.

 

Como posso diminuir meu consumo baseado nos horários de ponta?

Você pode adequar seus hábitos aos períodos fora de ponta e utilizar equipamentos elétricos em períodos de menor demanda por energia elétrica. Investir em um gerador a diesel ou a gás natural pode substituir o fornecimento da energia da concessionária durante os horários impróprios. 

Além disso, geradores reduzem prejuízos ocasionados por possíveis quedas no fornecimento de energia. Procure-nos para saber mais sobre essas possibilidades. Nossos profissionais poderão indicar todos os benefícios.